(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã: divergência marca declarações de ministros sobre acordo nuclear


postado em 31/03/2015 21:55

"Bons avanços" foram feitos nas negociações nucleares entre o Irã e as grandes potências do P5+1, declarou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, acrescentando que espera sua conclusão nesta quarta-feira.

"Bons avanços foram feitos nas discussões. Decidimos recomeçar por volta das 6h ou 7h (horário local) e esperamos concluir hoje (quarta-feira). Depois, começaremos a redação do acordo final", que deve ficar pronto até o final de junho, completou Zarif, em nota à imprensa.

Declarações parecidas foram dadas pelo chanceler russo, Serguei Lavrov. Segundo ele, os representantes dos países-membros do P5+1 e do Irã chegaram a um acordo de princípios sobre todos os pontos-chave do programa nuclear iraniano.

"Podemos dizer que, com uma relativa certeza, em nível ministerial, chegamos a um acordo de princípios sobre todos os aspectos-chave do acerto final desse tema, que começa a ser colocado no papel nas próximas horas, ou dentro de um dia", declarou Lavrov, citado pela agência de notícias russa Ria Novosti.

Lavrov acrescentou que "o anúncio do acordo de princípios será feito por Zarif e por (Federica) Mogherini", a chefe da diplomacia da União Europeia.

Segundo o ministro russo, "os detalhes técnicos serão finalizados pelos especialistas antes do fim de junho", quando as partes envolvidas devem concluir um acordo final para acabar com mais de 12 anos de crise sobre o tema.

No sentido contrário, um veterano funcionário do governo americano disse à AFP que ainda não há um consenso total sobre os pontos-chave de um acordo para limitar o programa nuclear do Irã.

"Nem todas as questões foram resolvidas", disse essa fonte à AFP, depois das declarações de Lavrov à agência Ria Novosti.

Além disso, a Casa Branca acaba de anunciar uma reunião do presidente Barack Obama, nesta terça à noite (horário local), com sua equipe do Conselho de Segurança Nacional.

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, deixou as negociações e disse que voltará "quando for útil" - informou seu gabinete.

Fabius "volta para Paris para participar do Conselho de Ministros. Ele retornará quando isso for útil", afirmou a fonte consultada pela AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)