(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa reunião entre potências e o Irã sobre programa nuclear


postado em 30/03/2015 06:07

Os ministros das Relações Exteriores do Irã e das seis potências do grupo 5+1, assim como a chefe da diplomacia da União Europeia, iniciaram uma reunião nesta segunda-feira em Lausanne, Suíça, para tentar alcançar um acordo político sobre o programa nuclear iraniano.

Esta é a primeira reunião plenária desde a sessão de negociações celebrada em Viena em novembro do ano passado.

Presidindo a grande mesa da reunião estão o ministro iraniano, Mohamad Javad Zarif, e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, com um amplo sorriso, contrastavam com o rosto sério do secretário de Estado americano, John Kerry.

A sua direita estavam os ministros do grupo 5+1, os países do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha. A sua esquerda, os negociadores iranianos.

As negociações devem terminar até a terça-feira com um acordo de etapa fundamental sobre a questão nuclear, que abala as relações internacionais há 12 anos.

Os diplomatas buscam chegar a um acordo com o qual o Irã garanta a natureza civil de seu programa nuclear em troca da suspensão das sanções internacionais que asfixiam sua economia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)