(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cuba prorroga por mais três meses renovação de passaportes nos EUA


postado em 27/03/2015 15:55

A Seção de Interesses de Cuba, em Washington, anunciou nesta sexta-feira que suas operações de renovação de passaportes foram prorrogadas até 30 de junho. O órgão governamental cubano não conta com serviços bancários nos Estados Unidos, a fim de normalizar essa atividade de forma permanente.

Esta é a quarta vez consecutiva que se dá uma prorrogação trimestral anunciada pela representação cubana nos Estados Unidos, diante da negativa dos bancos locais ou com atividade no país para assumir as contas bancárias mantidas por esse escritório.

Em nota oficial, a representação diplomática lamentou que a negativa dos bancos para reconhecer as contas do órgão cubano ocorram "apesar do tempo transcorrido e o entendimento mantido com as autoridades dos EUA".

Por não contar com serviços bancários há pouco mais de um ano, a Seção admitiu, a seguir, que não pode "garantir seu funcionamento normal nem realizar serviços consulares plenos".

Em fevereiro do ano passado, o escritório tinha suspendido todas as atividades consulares, exceto as humanitárias, pelo mesmo motivo.

Em novembro de 2013, o banco que mantinha as contas bancárias do escritório cubano em Washington e na ONU anunciou que não continuaria a prestar esses serviços.

Desde então, a Seção não encontrou um banco que concorde em assumir essas contas, devido à existência de normas que impõem sanções aviltantes contra instituições bancárias que tenham relações com Cuba.

Em dezembro de 2014, Cuba e EUA começaram a se reaproximar no terreno diplomático. Mas o diálogo ainda não levou a uma solução para atender à necessidade dos serviços bancários da representação cubana em Washington e na ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)