(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copiloto da Germanwings escondeu que estava de licença por doença no dia da tragédia

Procuradoria de Dusseldorf não revelou qual seria a doença, mas jornal alemão divulgou que Andreas Lubitz sofreu uma grave depressão há seis anos e, desde então, tinha um acompanhamento médico regular


postado em 27/03/2015 09:10 / atualizado em 27/03/2015 09:57

Andreas Lubitz teria provocado a queda deliberada do avião nos Alpes franceses (foto: Reprodução Facebook)
Andreas Lubitz teria provocado a queda deliberada do avião nos Alpes franceses (foto: Reprodução Facebook)
O copiloto do Airbus A320 da companhia alemã Germanwings que supostamente provocou a queda deliberada do avião nos Alpes franceses escondeu que estava de licença por uma doença no dia da tragédia, anunciou a procuradoria de Dusseldorf. Durante revista nas duas residências de Andreas Lubitz na região oeste da Alemanha, na quinta-feira, os investigadores encontraram atestados de licença médica detalhados, que o copiloto teria rasgado e que correspondiam ao dia dos fatos, terça-feira passada, informou a procuradoria em um comunicado nesta sexta-feira, sem revelar a doença da qual ele recebia tratamento.

O promotor Ralf Herrenbrueck disse que um atestado médico rasgado, que liberava Lubitz de trabalhar no dia do acidente, "apoia a avaliação preliminar de que ele escondeu sua doença de seu empregador e seus colegas". Ele disse ainda que durante as buscas na casa do copiloto não foi encontrado um bilhete suicida ou qualquer motivação política ou religiosa para suas ações.

De acordo com o jornal alemão Bild, o  copiloto sofreu uma grave depressão há seis anos e, desde então, tinha um acompanhamento médico regular. Andreas Lubitz, de 28 anos, teve "um episódio depressivo grave" em 2009 e fez um tratamento psiquiátrico, afirma o jornal, que teve acesso a documentos da Autoridade de Supervisão do Transporte Aéreo (Luftfahrtbundesamt, LBA). Desde então, o jovem havia sido submetido a um "tratamento médico particular e regular", segundo o Bild. O jornal afirma ainda que a informação foi transmitida à LBA pela Lufthansa, a casa matriz da Germanwings.

O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, afirmou na quinta-feira que Lubitz havia interrompido a formação de piloto iniciada em 2008 "durante um certo tempo", sem revelar detalhes. Depois ele retomou a formação e a concluiu sem problemas, antes de começar a pilotar aviões Airbus A320 em 2013. De acordo com o Bild, quando o jovem piloto interrompeu sua formação ele sofria de "depressão e crises de ansiedade". Nesta sexta-feira, os documentos serão analisados por um psicólogo, informa o jornal de maior tiragem da Alemanha.

A justiça francesa anunciou na quinta-feira que, aparentemente, o copiloto provocou a queda deliberada do avião da Germanwings nos Alpes franceses. A tragédia de terça-feira matou 150 pessoas, incluindo 75 alemães e 50 espanhóis.

Sindicato francês abre processo contra vazamento de informações


O principal sindicato de pilotos da França abriu um processo contra o vazamento de informações das investigações sobre o acidente com o avião da Germanwings.Guillaume Schmid, representante do sindicato SNPL, disse nesta sexta-feira que os pilotos estão irritados com as informações sobre os dramáticos momentos finais do voo que foram divulgadas pela mídia antes mesmo de os promotores terem sido informados.

Após a divulgação por meios de comunicação, um promotor anunciou que as gravações da cabine indicavam que o copiloto do A320 intencionalmente jogou a aeronave contra um montanha. Todas as 150 pessoas que estavam a bordo morreram.

O processo pede o respeito à lei francesa segundo a qual informações sobre investigações devem ser mantidas em segredo enquanto o inquérito estiver em vigor. O processo não indica um culpado, método comumente usado pela lei francesa, que deixa para os investigadores determinar de quem é a culpa.

Schmid disse que os pilotos estão tristes com o acidente e compreendem o desejo do público por informações imediatas, mas criticou a pressão sobre os investigadores e disse que isso pode levar a população a receber informações incorreta.

(Com agências)

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)