(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Queda do Airbus nos Alpes franceses foi brusca e durou 8 minutos

Companhia aérea alemã Germanwings, responsável pelo voo, disse que o piloto era experiente e a aeronave havia passado por revisão em 2013


postado em 24/03/2015 12:25 / atualizado em 24/03/2015 16:55

(foto: Arte Soraia Piva)
(foto: Arte Soraia Piva)
O Airbus A320 que caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses acabava de alcançar uma altitude de 38.000 pés antes de uma queda brusca que durou 8 minutos, informou a companhia aérea alemã Germanwings, pertencente à alemã Lufthansa, que operava o voo. "O piloto tinha mais de dez anos de experiência e 6.000 horas de voos, e o avião havia passado por uma revisão completa em 2013", afirmou Thomas Winkelman, da companhia aérea.

Cento e cinquenta pessoas morreram na queda do Airbus, sendo 144 passageiros, dois pilotos e mais quatro tripulantes. Eles viajavam de Barcelona, na espanha para Dusseldorf, na Alemanha. As vítimas eram espanholas, alemãs e turcas, segundo anunciou o presidente francês François Hollande. Por volta da 9h, o governo francês confirmou que a tragédia não deixou sobreviventes. Mais cedo, Hollande já havia dito que as esperanças de encontrar sobreviventes eram mínimas. "As condições do acidente fazem pensar que não teria nenhum sobrevivente", declarou à imprensa.

O Ministério do Interior francês informou ter encontrado destroços da aeronave na região de Barcelonnette (Sudeste da França). "Um helicóptero foi capaz de pousar" no local do acidente e constatou que não há sobreviventes, disse o primeiro-ministro francês Manuel Valls.

 

'Mayday'

A tripulação do avião da Germanwings não pediu socorro, informou à AFP a direção da Aviação Civil francesa."A tripulação não chegou a emitir o alerta de 'Mayday'. Foram os controladores aéreos que decidiram declarar que o voo estava em emergência, já que não havia nenhum contato com a tripulação e o avião", explicou.

Essa informação contraria outra, divulgada mais cedo, pelo secretário de Estado francês dos Transportes, Alain Vidalies. Ele revelou teria havido um pedido de socorro às 10H47 (6H47 de Brasília). "O sinal de auxílio mostra que o avião voava a 5.000 pés, em uma situação anormal", disse.

Investigação

O Escritório Federal Alemão para Investigação de Acidentes Aéreos informou que planeja enviar três funcionários para a França para ajudar na investigação do acidente, disse um porta-voz da agência. A França comandará a investigação, mas agências de outros países com envolvimento nesse tipo de acidente costumam se envolver nos trabalhos. "Neste estágio, nenhuma hipótese pode ser descartada" para explicar o acidente com o Airbus A320 da companhia alemã, declarou o primeiro-ministro francês Manuel Valls.

A Airbus costuma colaborar com esse tipo de investigação com o envio de especialistas técnicos. Em comunicado, a fabricante disse que estava "ciente dos relatos divulgados pela mídia e todos os esforços estão agora direcionados à avaliação da situação". A empresa afirmou também que atualizaria as informações, na medida em que elas se estejam disponíveis.

Com Agências

(foto: Arte Soraia Piva)
(foto: Arte Soraia Piva)

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)