(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tartarugas verdes voltam a Flórida e México


postado em 20/03/2015 17:07 / atualizado em 20/03/2015 17:22

Nova categoria das tartarugas verdes marca uma mudança após décadas de esforços para proteger uma das mais importantes espécies de tartarugas marinhas, a 'Chelonia mydas', considerada em perigo desde 1978(foto: PABLO COZZAGLIO/AFP )
Nova categoria das tartarugas verdes marca uma mudança após décadas de esforços para proteger uma das mais importantes espécies de tartarugas marinhas, a 'Chelonia mydas', considerada em perigo desde 1978 (foto: PABLO COZZAGLIO/AFP )

Consideradas uma espécie em perigo há muito tempo, as tartarugas verdes estão retornando à Florida, no sudeste dos Estados Unidos, e ao México, e podem recuperar o estatuto de espécie apenas "ameaçada" - informaram as autoridades nesta sexta-feira.

A nova categoria das tartarugas verdes marca uma mudança após décadas de esforços para proteger uma das mais importantes espécies de tartarugas marinhas, a "Chelonia mydas", considerada em perigo desde 1978.

"Sugerir rever o estatuto das tartarugas verdes que vivem na Flórida e no México para 'em perigo' para 'ameaçadas' mostra que [as medidas de] proteção podem fazer a diferença. Isso também mostra a eficácia da lei sobre as espécies ameaçadas de extinção para proteger e trazer de volta espécies que correm maior risco", disse o diretor da agência dos Estados Unidos para a proteção das espécies selvagens e marinhas (FWS Fish and Wildlife Service), Dan Ashe.

De acordo com a organização de conservação World Wildlife Fund (WWF), tartarugas verdes "são ameaçadas pela coleta excessiva de seus ovos, a caça dos membros adultos, que ficam presos em redes de pesca, bem como a perda de seus ninhos nas praias".

Mas várias medidas, como a utilização de instrumentos de pesca que evitam a captura de tartarugas (graças a buracos nas redes através das quais escapam) ou a proteção do seu habitat nas praias, ajudaram no retorno destas tartarugas.

A nova classificação proposta estará sujeita a debate público por 90 dias antes que seja tomada uma decisão formal. Este novo estatuto diria respeito apenas às duas populações de tartarugas verdes que vivem na Flórida e no México.

O governo dos EUA também propõe a revisão da classificação de todas as populações desta espécie em 11 grupos, para facilitar o trabalho dos responsáveis os riscos enfrentados pelas tartarugas, segundo a FWS.

As tartarugas verdes vivem ao longo das costas de mais de 140 países, segundo a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). No Atlântico Ocidental e Golfo do México, estão no Texas (sul), Massachusetts (nordeste), passando pelas Ilhas Virgens e Porto Rico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)