(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento líbio nomeia general anti-islamita como chefe do exército


postado em 02/03/2015 13:16

O presidente do parlamento líbio reconhecido pela comunidade internacional anunciou nesta segunda-feira a nomeação para chefe do exército do polêmico general Khalifa Haftar, cujas forças combatem há meses os grupos islamitas no leste do país.

"Escolhi o general da divisão Khalifa Belgacem Haftar para o posto de comandante geral do exército, após elevá-lo a tenente general", declarou Aguila Salah Isa, presidente da câmara.

O porta-voz do chefe de Estado Maior do exército, o coronel Ahmed al-Mesmari, indicou por sua vez que o general Haftar prestará juramento na terça-feira ante o Parlamento com sede Tobruk (leste), onde se encontra o militar.

Os deputados decidiram na terça-feira passada criar um posto de "chefe geral do exército".

O exército e a polícia estão muito divididos e debilitados na Líbia, onde as autoridades não conseguem controlar as dezenas de milícias formadas por ex-rebeldes que lutaram contra o regime do presidente derrotado Muammar Khadafi.

Haftar, um general aposentado e personalidade polêmica, lançou em maio de 2014 uma operação batizada "Dignidade" contra os grupos armados islamitas que controlam Benghasi, no leste do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)