(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: Justiça não acusará policial que matou negro em Milwaukee


postado em 22/12/2014 23:01

O policial americano que matou um homem negro com 14 tiros em Milwaukee, em abril deste ano, não será acusado pela Justiça - disse nesta segunda-feira o procurador John Chisholm, alegando que o agente atuou em legítima defesa.

A morte de Dontre Hamilton, de 31 anos, foi um dos casos que detonaram os protestos das últimas semanas nos Estados Unidos contra a impunidade de policiais brancos.

O policial de Milwaukee Christopher Manney foi ao parque, depois que funcionários de um café ligaram para a polícia. Eles reclamaram de Hamilton, que seria um morador de rua, e estava dormindo perto do estabelecimento.

"Foi um trágico incidente para a família Hamilton e para a comunidade", disse o procurador.

"Mas, com base em todas as provas e análise apresentadas nesse relatório, cheguei à conclusão de que o uso da força do oficial Manney nesse incidente foi justificado por legítima defesa, e essa defesa não pode ser estabelecida como base para acusá-lo de um crime", acrescentou.

Segundo Manney, que foi exonerado, começou uma briga quando ele estava fazendo uma verificação em Hamilton e perdeu o controle de seu cassetete, levando-o a puxar a arma e atirar.

O advogado da família Hamilton, Jonathan Safran, anunciou que pedirá uma investigação federal do tiroteio, segundo um jornal local de Milwaukee.

Manney é um dos policiais brancos que, recentemente, deixou de ser acusado após violentos incidentes que resultaram na morte de cidadãos negros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)