(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU pede a Israel que pague US$ 856 milhões ao Líbano por vazamento de petróleo


postado em 20/12/2014 12:46

A Assembleia Geral das Nações Unidas pediu a Israel nesta sexta-feira que indenize o Líbano em US$ 856,4 milhões pelo vazamento de petróleo causado durante sua guerra contra o Hezbollah, em 2006.

A votação não vinculante (170 votos a favor e 6 contra) solicita a Israel que pague uma "rápida e adequada compensação" ao Líbano e outros países afetados pela contaminação provocada pelo vazamento.

Em um comunicado, Israel condenou a decisão e considerou que está influenciada negativamente contra o país, segundo meios de comunicação israelenses.

O vazamento de petróleo pela Força Aérea de Israel ocorreu quando o país bombardeou tanques de petróleo que estavam perto de uma central elétrica costeira do Líbano, durante sua feroz guerra de um mês contra combatentes do Hezbollah.

O ataque lançou na costa mediterrânea 15.000 toneladas de petróleo, segundo a ONU. A maré negra "teve sérias implicações na vida e na economia do Líbano", informou na resolução.

O documento indica que o vazamento causou 856,4 milhões de dólares em danos, um valor maior do que o estimado em outubro de 2007, quando a ONU calculou os danos em 729 milhões de dólares.

O Líbano foi o país mais prejudicado pelo vazamento, embora a costa da Síria e de outros países do Mediterrâneo também foram afetadas.

A ONU pediu ao Líbano que continuará seus esforços para limpar o desastre e a comunidade internacional que aumentará as doações para a recuperação ambiental da zona afetada.

Estados Unidos, Austrália, Canadá e Israel são alguns dos seis países que votaram contra a resolução da ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)