(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma: retomada das relações EUA-Cuba mostra importância da AL


postado em 17/12/2014 20:10

A presidente Dilma Rousseff comemorou, nesta quarta-feira, a normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba e ressaltou a importância estratégica do Porto de Mariel, na ilha, financiado pelo governo brasileiro e alvo de forte polêmica.

Em entrevista coletiva concedida nesta quarta após a cerimônia de abertura da XLVII Cúpula do Mercosul, na cidade argentina de Paraná, Dilma considerou a mudança um "marco" para a América Latina.

Na reunião, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco.

Dilma defendeu a "política do governo brasileiro", citando o Porto de Mariel como parte das "ações concretas" em relação a Cuba.

"Hoje, o Porto de Mariel é estratégico pela sua proximidade com os Estados Unidos", frisou Dilma.

"Acredito que isso é um marco nas relações aqui da nossa região, mas, sobretudo, do mundo", afirmou Dilma, cumprimentando o presidente americano, Barack Obama, e o presidente cubano, Raúl Castro, pelo que chamou de "confluências de interesses", assim como o Papa Francisco, por ter sido um "grande fator de aproximação".

Segundo a presidente, o anúncio "mostra a importância das relações dentro dessa região".

Nesta quarta, o presidente Obama anunciou a retomada das relações bilaterais com Cuba, após mais de meio século de confrontos e sanções entre os dois países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)