(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama diz que bloqueio contra Cuba "não funcionou"

Presidente americano anunciou nesta quarta-feira retomada das relações diplomáticas com o país vizinho


postado em 17/12/2014 16:30 / atualizado em 17/12/2014 17:57

Presidente americano, Barack Obama, em pronunciamento que revelou a reaproximação entre os EUA e Cuba(foto: Doug Mills/AFP)
Presidente americano, Barack Obama, em pronunciamento que revelou a reaproximação entre os EUA e Cuba (foto: Doug Mills/AFP)

No pronunciamento em que anunciou a retomada das relações diplomáticas com Cuba, o presidente americano Barack Obama afirmou que o isolamento da ilha vizinha não funcionou, já que não conseguiu promover reformas democráticas. "Cuba ainda é governada pelos Castro e o Partido Comunista que chegou ao poder meio século atrás", afirmou Obama.

O presidente disse que os Estados Unidos vão revisar a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo e que vai discutir no Congresso a suspensão do embargo aplicado contra Havana, destacando que isolar a ilha por 50 anos não atingiu seus objetivos. "Através dessas mudanças, tentamos criar mais oportunidades para os povos americanos e cubanos e iniciar um novo capítulo", afirmou.

A reaproximação diplomática, no entanto, ainda não contempla o fim do embargo econômico imposto à ilha, que só terá fim com a autorização do Congresso americano. No entanto, ficará mais fácil para americanos viajarem ao país vizinho para turismo e negócios. 

O anúncio foi recebido com críticas por parte dos Republicanos, que alertaram para um possível fortalecimento do regime de Casto em Cuba e, consequentemente, de uma ameaça terrorista.
(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)

Ver galeria . 6 Fotos Obama faz pronunciamento em cadeia nacional para anunciar restabelecimento de relações diplomáticas com CubaDoug Mills/AFP
Obama faz pronunciamento em cadeia nacional para anunciar restabelecimento de relações diplomáticas com Cuba (foto: Doug Mills/AFP )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)