(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Políticos denunciam massacre de civis na RD Congo


postado em 24/11/2014 22:46

Ao menos 100 pessoas foram massacradas na última quinta-feira perto de Beni, no leste da República Democrática do Congo, denunciaram nesta segunda-feira à AFP deputados da região.

Este novo massacre elevaria para mais de 200 o número de civis mortos desde outubro nesta região do norte da província de Kivu do Norte, quando os rebeldes ugandeses da Aliança das Forças Democráticas (ADF) realizaram uma campanha de massacres.

"Tenho o número de 95 mortos que foram enterrados em uma fossa comum (...), além dos outros nove apresentados às autoridades", disse à AFP Juma Balikwisha, deputado opositor.

"Ainda não temos um registro definitivo. Há entre 70 e 100 pessoas mortas", indicou Albert Baliesima, deputado da maioria.

"Eles nos explicaram que (as Forças Armadas da RDC) não queriam que as pessoas fossem mais longe" na floresta, onde outros corpos poderiam ser encontrados, acrescentou este parlamentar.

Segundo uma fonte administrativa em Beni, o massacre, cometido em quatro localidades vizinhas, deixaram pelo menos 80 mortos.

Contatado por telefone, um morador da região afirmou à AFP que "95 corpos foram recolhidos na floresta".

Já o governador de Kivu do Norte, Julien Paluku, disse que 58 pessoas foram assinadas pelos rebeldes, número confirmado pelo ministro do Interior, Richard Muyek.

Um porta-voz do governo de Kinshasa, Lambert Mende, limitou-se a dizer que o ataque deixou "mais de dez mortos".

Os rebeldes muçulmanos da ADF, que se opõem ao presidente ugandês Yoweri Museveni, estão em atividade desde 1995 em uma região montanhosa de Beni e, desde então, cometem atrocidades contra civis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)