(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ban Ki-moon: israelenses e palestinos devem 'se afastar do precipício'


postado em 24/11/2014 18:25

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou nesta segunda-feira a israelense se palestinos para "se afastar do precipício" e retomar as negociações de paz antes que o tempo se esgote.

"Os povos israelense e palestino enfrentam um destino compartilhado em uma terra compartilhada. Um não apaga o outro", disse Ban a um comitê da ONU, dedicado aos direitos dos palestinos.

O secretário-geral pediu "às partes que se distanciem do precipício e encontrem o caminho da paz antes que a esperança e o tempo se esgotem".

Seus comentários refletem o alarme internacional com a onda de violência em Jerusalém e o ponto morto das conversações de paz, que fazem temer um novo surto de violência em Gaza, como o da recente guerra, que durou 50 dias.

A falta de paz ocorre juntamente com a campanha israelense de construção de assentamentos em território ocupado e frustram a meta das Nações Unidas de uma solução com dois Estados: o de Israel e um novo Estado palestino.

Diante da falta de uma solução política, governos e parlamentares europeus estão reconhecendo o Estado palestino. A Assembleia Nacional da França discutirá uma resolução sobre o caso na sexta-feira, a qual votará em 2 de dezembro.

"Nós, assim como a comunidade internacional, devemos assumir a responsabilidade pelo que é uma decisão coletiva para avançar para uma solução política para o conflito israelense-palestino", disse Ban.

"O ciclo sem sentido de destruição deve terminar. O círculo virtuoso de paz deve começar", assegurou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)