(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artista russo corta a própria orelha em protesto contra política e polícia do país

Pyotr Pavlensky já havia realizado outras performances chocantes nos últimos dois anos. Após exames, o artista foi considerado, pela terceira vez, mentalmente são por um hospital de Moscou


postado em 21/10/2014 18:59 / atualizado em 21/10/2014 19:42

Pyotr Pavlensky chamou sua performance de
Pyotr Pavlensky chamou sua performance de "Separação" ao cortar a orelha (foto: Oksana Shalygina/Reprodução/Facebook)
O artista russo que, em 2013, literalmente pregou seu escroto no chão da Praça Vermelha de Moscou foi o personagem de mais um protesto controverso. Pyotr Pavlenky ficou completamente nu e sentou no parapeito de um famoso centro psiquiátrico russo antes cortar um pedaço de sua própria orelha com uma faca.

O protesto, segundo um texto publicado no facebook de sua esposa, é contra o que Pavlensky chama de um "retorno de uma era de repressão por parte do governo e das polícias no país". O artista critica o uso da psiquiatria para objetivos políticos e cita o Centro Científico Serbsky para Psiquiatria Social e Forense, onde ele decidiu realizar a "performance".

Segundo Pavlensky, "usando a psiquiatria, os políticos e a polícia se dão o poder de separar os sãos dos insanos". Ele pensa que, desta maneira, "burocratas de jalecos podem separar a sociedade, estabelecendo uma ditadura singular, com uma norma mandatória para todos".

A instituição é conhecida por, nos tempos soviéticos, declarar dissidentes politicos como doentes mentais na tentativa de silenciar suas declarações. Organizações de direitos humanos disseram perceber uma volta dessa política após um protestante russo ser preso, declarado insano e sentenciado a tratamento psiquiátrico por tempo indefinido.

Recentemente, uma piloto militar ucraniana e candidata às eleições parlamentares desta semana foi capturada por rebeldes pró-Moscou e julgada por conspiração na morte de dois jornalistas russos que cobriam a guerra no Leste da Ucrânia.

Policiais russos prenderam o artista e o encaminharam para o Hospital Botkinskaya de Moscou. Pavlensky foi submetido a um exame psiquiátrico em um hospital da cidade e declarado são pela terceira vez. "A instituição psiquiátrica é um aparelho de exceção que a sociedade não pode eliminar antes de se livrar da fé em seus novos demônios", disse.
Policiais russos prenderam o artista ainda sangrando durante o protesto(foto: Oksana Shalygina/Reprodução/Facebook)
Policiais russos prenderam o artista ainda sangrando durante o protesto (foto: Oksana Shalygina/Reprodução/Facebook)

Outros protestos

Pavlensky já realizou outros protestos que chamaram atenção, tanto pelo conteúdo quanto pela "performance". Em 2012, ele selou os lábios da boca em protesto à perseguição e prisão da banda russa Pussy Riot.

Em maio de 2013, o artista se envolveu, também completamente nu, em arame farpado em frente à assembléia legislativa de São Petersburgo. E em novembro do mesmo ano, ele literalmente pregou seu escroto no chão da Praça Vermelha da capital russa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)