(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Protestos em Hong Kong são assuntos internos da China

Em resposta ao pedido americano por moderação de Pequim, governo chinês afirmou que protestos não têm nada a ver com os Estados Unidos


postado em 01/10/2014 17:01 / atualizado em 01/10/2014 17:07

Os protestos em Hong Kong não têm nada a ver com os Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em resposta ao pedido americano para que Pequim tenha moderação com os manifestantes.


"Este governo chinês declarou muito firme e claramente sua posição. Os assuntos de Hong Kong são assuntos internos da China", ressaltou Wang Yi durante um encontro com o secretário dos Estados Unidos, John Kerry, em Washington.


"Todos os países deveriam respeitar a soberania da China e isso é um princípio básico nas relações internacionais dos governos", afirmou Wang.


"Creio que qualquer país, qualquer sociedade, não permitiria estes atos ilegais que violam a ordem pública. Isso é o que ocorre nos Estados Unidos e essa é a mesma situação em Hong Kong", afirmou o diplomata.


Em sua resposta, no entanto, Kerry reiterou seu apelo para que as autoridades de Hong Kong atuem com moderação diante dos protestos nesta ex-colônia britânica, onde dezenas de milhares de manifestantes exigem o sufrágio universal sem limites.


Kerry também pediu "respeito ao direito dos manifestantes de expressar sua opinião de forma pacífica", e insistiu no apoio dos Estados Unidos ao sufrágio universal em Hong Kong.


O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, já havia pedido na segunda-feira moderação às autoridades de Hong Kong e aos manifestantes.


A campanha de desobediência civil em Hong Kong, território que possui mais liberdades políticas do que no restante do país, ganhou força no último final de semana, tornando-se o maior movimento de protesto desde que o território foi devolvido à China em 1997.


Milhares de manifestantes pró-democracia voltaram às ruas de Hong Kong nesta quarta-feira, dia nacional na China, determinados a dar uma nova demonstração de força, enquanto cresce o apoio internacional a seu movimento.


Os manifestantes denunciam a repressão de Pequim, exigem o sufrágio universal sem condições e não aceitam que nas eleições de 2017 as autoridades chinesas mantenham o controle sobre os candidatos ao cargo de chefe de Governo local.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)