(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Insurgentes da Ucrânia anunciam retirada da artilharia da frente de combate


postado em 23/09/2014 06:40

Os insurgentes pró-Rússia anunciaram nesta terça-feira que iniciaram a retirada da artilharia das zonas do leste da Ucrânia, onde o exército de Kiev fez o mesmo, de acordo com o plano de paz assinado no sábado.

"Retiramos nossa artilharia das áreas nas quais as forças ucranianas fizeram o mesmo. Nos locais onde a artilharia ucraniana não saiu, não retiramos", afirmou à agência de notícias russa Interfax Alexander Zajartshenko, o "primeiro-ministro" da República Popular de Donestk proclamada pelos separatistas.

"Tudo isto envolve as peças de artilharia com calibre superior a 100 mm", disse.

Kiev e os insurgentes pró-Rússia assinaram um plano de nove pontos para acabar com um conflito que, em cinco meses, deixou mais de 2.900 mortos e 600.000 deslocados no leste da Ucrânia.

O acordo prevê a criação de uma zona desmilitarizada de 30 km ao longo da linha de frente e a retirada da artilharia pesada dos dois lados.

O exército ucraniano anunciou mais cedo ter iniciado a aplicação do plano, que inclui um cessar-fogo e a proibição de sobrevoar as regiões separatistas do leste.

Mas nesta terça-feira, o aeroporto de Donetsk foi cenário de tiroteios com armas pesadas entre separatistas e o exército ucraniano, que controla o local estratégico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)