(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado Islâmico reivindica decapitação de segundo jornalista americano


postado em 02/09/2014 16:52

O grupo Estado Islâmico (EI) divulgou nesta terça-feira um vídeo em que aparentemente mostra a decapitação do jornalista americano Steven Sotloff e ameaça executar um outro refém britânico.

O vídeo, rastreado pela organização SITE que monitora a atividade de grupos jihadistas na Internet, mostra o jornalista de 31 anos usando um uniforme laranja, ajoelhado diante de um combatente do EI armado com uma faca em uma paisagem desértica.

Nas imagens, o militante mascarado condena os ataques americanos contra o Estado Islâmico, antes de supostamente cortar a garganta de Sotloff. Depois, o carrasco apresenta um segundo refém, identificado como um britânico, e ameaça matá-lo.

"Estou de volta, Obama, e estou de volta por causa de sua arrogante política externa em relação ao Estado Islâmico", afirma o jihadista, em aparente referência ao vídeo anterior no qual o jornalista americano James Foley foi executado da mesma forma.

O vídeo do assassinato de Foley foi divulgado no mês passado depois que o presidente Barack Obama ordenou ataques aéreos contra o EI, que opera no Iraque e na Síria.

O governo dos Estados Unidos manifestou nesta terça-feira a sua indignação com o que seria a nova execução de um cidadão americano pelo grupo.

De acordo com Jennifer Psaki, porta-voz do Departamento de Estado, o governo americano está verificando a autenticidade do vídeo.

"A comunidade de inteligência está trabalhando o mais rápido possível para determinar sua autenticidade. Se o vídeo for genuíno, estamos enojados com este ato brutal que tirou a vida de outro cidadão americano inocente", disse Psaki.

Os ataques aéreos americanos contra posições do EI continuaram após a morte de Foley, e mais de 120 operações foram realizadas recentemente nas proximidades da represa de Mossul, no norte do Iraque.

O vídeo divulgado nesta terça é intitulado "Uma segunda mensagem aos Estado Unidos" e começa com imagens de Obama prometendo manter a determinação de proteger os cidadãos americanos dos ataques do EI.

Sotloff se identifica em inglês e com calma explica que paga o preço pela política de Obama. Seu executor também fala em inglês.

A mãe de Sotloff havia implorado recentemente ao líder jihadista Abu Bakr al-Baghdadi para que poupasse seu filho: "Você, o califa, pode conceder anistia", disse.

Desaparecido há 12 meses, Sotloff teria sido sequestrado em 4 de agosto de 2013 na cidade de Aleppo, no norte da Síria, perto da fronteira com a Turquia.

Nascido em Miami, Flórida (sudeste), formou-se em Jornalismo na University of Central Florida e trabalhou para as revistas Time, Christian Science Monitor, Foreign Policy e, mais recentemente, para a World Affairs.

No vídeo, o EI também ameaça executar um refém britânico.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também reagiu ao vídeo, afirmando que a decapitação de Sotloff é absolutamente repugnante.

O assassinato do refém Steven Sotloff "é absolutamente repugnante e vil", disse Cameron à imprensa.

"Acabo de ver a notícia", limitou-se a acrescentar o primeiro-ministro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)