(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Colômbia recupera da Espanha tesouro de 700 peças pré-colombianas


postado em 01/09/2014 23:07

Um tesouro "incalculável" composto por quase 700 peças de arte pré-colombiana confiscadas na Espanha em 2003, durante uma operação contra traficantes de drogas, foi apresentado nesta segunda-feira no Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, graças à colaboração das autoridades espanholas.

No catálogo, há vasos decorados com rostos humanos, potes de cerâmica com desenhos geométricos em tom ocre, instrumentos musicais, colares, ou pequenas figuras humanas. São peças que datam de 1.400 a.C. até o século XVI.

"Recuperar para o país essas 691 peças arqueológicas tem um valor realmente difícil de calcular, de várias culturas, e significa um esforço que vem sendo feito há muitos anos", disse a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, na apresentação de 50 das obras.

"Isso é de um tamanho impressionante", comemorou Holguín, acrescentando que as autoridades colombianas esperam outros processos de recuperação de bens de patrimônio cultural.

Entregues no final de junho pelas autoridades espanholas às colombianas, as obras foram apresentadas apenas agora, porque seu delicado processo de embalagem e transporte levou várias semanas.

As peças, tiradas ilegalmente do país em 2001, foram apreendidas em 2003 pela polícia espanhola durante uma operação contra uma rede de tráfico de drogas. Mais de 800 obras arqueológicas foram encontradas. Pelo menos 691 eram da Colômbia, explicou o vice-procurador Jorge Perdomo.

"Essas 691 peças constituem uma extraordinária síntese do nosso patrimônio pré-hispânico (...), pois representa vários séculos de história com uma ampla variedade de técnicas e desenhos", avaliou o diretor do Instituto Colombiano de Antropologia e História, Fabián Sanabria.

Segundo o especialista, nos últimos anos, a Colômbia recuperou 2.737 peças patrimoniais. Dessas, 990 já voltaram ao país.

Ao lado da ministra colombiana da Cultura, Mariana Garcés, Sanabria anunciou para 2015 uma exposição com boa parte das obras recuperadas.

As autoridades espanholas estimam a carga em cerca de US$ 7 milhões, enquanto o governo colombiano diz que o valor é "incalculável".

Calima, Nariño, San Agustín, Quimbaya e Sinú são algumas das culturas e regiões colombianas, de onde esse "tesouro" vem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)