(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre ex-premiê irlandês Reynolds, figura do processo de paz no Ulster


postado em 21/08/2014 06:37

Albert Reynolds, que foi primeiro-ministro da Irlanda e figura central no processo de paz na província britânica da Irlanda do Norte, morreu nesta quinta-feira aos 81 anos, informou a televisão pública irlandesa RTE.

Reynolds foi primeiro-ministro em duas ocasiões, em 1992 e depois em 1993-94, e sofria de Mal de Alzheimer, declarou seu filho Philip nesta semana.

Gerry Adams, presidente do partido Sinn Fein - outrora braço político do grupo armado católico e antibritânico IRA - destacou que "Albert atuou no Norte quando importava de verdade".

Reynolds foi essencial para a conquista de um cessar-fogo do Exército Republicano Irlandês (IRA) em 1994, ao qual responderam com a mesma iniciativa os grupos paramilitares unionistas, abrindo, assim, o caminho para os acordos de paz definitivos em 1998.

Em 1993 assinou a Declaração de Downing Street com seu colega britânico John Major, na qual Dublin e Londres se comprometiam a criar o clima necessário para as negociações de paz, às quais convidavam todas as organizações paramilitares que tivessem abandonado as armas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)