(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente francês quer conferência sobre segurança no Iraque


postado em 20/08/2014 09:16

O presidente francês, François Hollande, vai propor em breve uma conferência sobre a segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico (EI), ao considerar que a situação internacional é a mais grave desde 2001, em entrevista nesta quarta-feira ao jornal Le Monde.

"Devemos estabelecer uma estratégia global contra este grupo (...) que dispõe de recursos financeiros importantes e armas muito sofisticadas, e ameaça países como Iraque, Síria ou Líbano", afirmou o chefe de Estado francês.

"Portanto, vou propor em breve aos nossos sócios uma conferência sobre segurança no Iraque e a luta contra o Estado Islâmico", prossegue.

"Devemos enfrentar não um movimento terrorista como a Al-Qaeda, mas um quase Estado terrorista, o Estado Islâmico", acrescenta Hollande.

Segundo um texto da entrevista divulgado pouco antes pela presidência francesa - levemente diferente da versão on-line do jornal - Hollande fala "a partir de setembro" de uma iniciativa sobre a segurança no Iraque e a luta contra o EI.

Interrogado sobre uma suposta ausência de autoridade do presidente americano Barack Obama, Hollande responde que "durante muito tempo houve queixas sobre a hiperpotência americana e seu intervencionismo múltiplo. Seria inadequado agora criticar Barack Obama por um excesso de timidez".

"Mas considero que a situação internacional é a mais grave que já conhecemos desde 2001. O mundo deve ser consciente disso", acrescenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)