(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novas sanções dos EUA contra Rússia podem ser anunciadas nesta terça


postado em 29/07/2014 14:16

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que estão preparando um novo pacote de sanções contra a Rússia por sua intervenção na crise da Ucrânia, no mesmo dia em que a União Europeia adotou sanções econômicas extraordinárias contra Moscou.

"Estamos, como a Europa, no processo de elaboração de novas sanções", declarou o secretário de Estado John Kerry ao receber seu colega ucraniano Pavlo Klimkin.

A Casa Branca afirmou que o anúncio desse pacote pode ser feito ainda nesta terça-feira.

A União Europeia adotou nesta terça-feira uma série de importantes sanções econômicas contra a Rússia, acusada de desestabilizar a Ucrânia.

Os embaixadores dos 28 países membros do bloco discutiam desde cedo a adotação de novas sanções que incluiriam uma restrição aos bancos públicos russos de operar no mercado financeiro europeu, proibição à compra e venda de armamento militar, bem como restrições à venda de material com dupla utilização (civil e militar) ou destinado à indústria petrolífera russa.

Até o momento, a UE havia privilegiado sanções contra autoridades políticas e da segurança russas e ucranianas envolvidas diretamente na desestabilização da Ucrânia e na anexação da Crimeia, com a intenção de pressionar o governo russo a mudar de atitude em relação a crise.

Com esta nova série de sanções, o bloco dá um passo importante por tratar-se de medidas que atingirão pela primeira vez setores econômicos importantes da Rússia, assumindo o risco de prejudicar sua própria economia.

Esta mudança de posicionamento ocorreu após a queda de um avião civil da companhia Malaysia Airlines no leste da Ucrânia com quase 300 pessoas a bordo, incluindo muitos holandeses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)