(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acidente de trem na RD Congo deixa ao menos 57 mortos


postado em 23/04/2014 22:10

Pelo menos 57 pessoas morreram na terça-feira, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), no descarrilamento de um trem, cuja locomotiva havia perdido o controle, informou uma fonte oficial nesta quarta.

"O novo balanço provisório é de 57 mortos", declarou à AFP o porta-voz do governo, Lambert Mende.

Mais cedo, o porta-voz havia afirmado que ao menos 37 pessoas haviam falecido, informando que o acidente ocorreu perto de Kamina, uma localidade a 600 km de Lubumbashi, capital da rica província mineradora de Katanga.

"Uma autoridade local mencionou esta tarde (quarta) que o balanço era de pelo menos 60 mortos e 86 feridos", disse à AFP uma jornalista de Kamina, que pediu para não ser identificado.

"Até agora, foram resgatados pelo menos 100 corpos, que será enterrados, já que não há necrotério" nas proximidades, afirmou Timothée Mbuya, presidente da ONG de defesa dos direitos humanos Justiça, com sede em Lubumbashi.

Em nota divulgada nesta quarta à noite, a Missão da ONU na RDC (Monusco) lamentou a "tragédia" e declarou que, "desde que foi anunciado o acidente, uma equipe médica da Monusco em Kamina se dirigiu para o lugar para tentar oferecer os primeiros socorros".

O ministro da Saúde e o vice-governador de Katanga chegaram de helicóptero, nesta quarta, a poucos quilômetros do lugar da tragédia.

O trem cobria o trajeto entre Kamina e Mwene-Ditu, mais ao norte na província diamantífera de Kasai Oriental. Diferentes fontes afirmam que, além de transportar mercadorias, o comboio também levava pessoas - algumas nos vagões e outras inclusive no teto.

"A causa do acidente foi a locomotiva que tinha acabado de ser comprada e se acelerou de uma vez", informou Mende, acrescentando que uma investigação foi aberta.

"O motor acelerou, e o trem descarrilou em uma curva", relatou o jornalista de Kamina consultado pela AFP.

"Do total de 19 vagões, 15 ficaram completamente virados. Muitas pessoas estão presas entre os restos - seus gritos podiam ser ouvidos, segundo testemunhas. É necessária uma grua de 100 toneladas para suspender os vagões, mas o lugar é inacessível. Entre as vias e a estrada está o rio Mwyi, a região é pantanosa e acessível apenas a pé", completou o repórter.

Os acidentes de trem são bastante frequentes na RDC. A rede ferroviária posta em serviço durante o colonialismo belga não foi reformada desde a independência do país, em 1960. Em setembro de 2012, pelo menos quatro pessoas morreram, e outras 37 ficaram feridas em um acidente ferroviário ocorrido ao norte de Lubumbashi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)