(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA preparam novas sanções contra Rússia


postado em 16/04/2014 21:40

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira que estão preparando novas sanções contra a Rússia, antes do encontro internacional em Genebra sobre a crise na Ucrânia.

Enquanto o secretário de Estado John Kerry estava a caminho da Suíça para participar de negociações envolvendo Rússia, Ucrânia e União Europeia, a Casa Branca indicou que novas sanções contra Moscou podem ser iminentes.

"Estamos preparando novas sanções", declarou o porta-voz do governo, Jay Carney, ressaltando uma mudança de tom no discurso do governo. Na terça, o Departamento de Estado havia afirmado que estavam sendo consideradas medidas "adicionais".

Carney explicou a repórteres, a bordo do avião presidencial, que os Estados Unidos esperam no encontro uma indicação de que a Rússia pretende interromper a escalada de tensões no leste da Ucrânia, onde militantes separatistas pró-Kremlin entraram em confronto com as forças do governo de Kiev.

O porta-voz acrescentou que o governo ucraniano também precisa se comprometer a realizar reformas constitucionais.

Em entrevista à rede CBS, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou diretamente Moscou de apoiar as milícias separatistas no sul e no leste da Ucrânia, e advertiu para as consequências.

"Cada vez que a Rússia tomar este tipo de iniciativa, com o propósito de desestabilizar a Ucrânia e violar sua soberania, haverá consequências".

Mas o presidente minimizou o incidente ocorrido no final de semana, quando caças russos passaram a baixa altitude sobre um destróier americano no Mar Negro: "os russos não estão interessados em qualquer tipo de confrontação militar" com os Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)