(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição vence eleição presidencial na Costa Rica


postado em 07/04/2014 02:13 / atualizado em 07/04/2014 07:52

Luis Guillermo Solis foi virtualmente eleito nesta segunda-feira (7) presidente da Costa Rica, após ter conquistado mais de 70% dos votos no segundo turno das eleições desse domingo. A vitória do historiador é a primeira de candidato de um terceiro partido (Ação Cidadã, centro-esquerda) em décadas.

Luis Guillermo Solis contava com 77,69% dos votos quando estavam contabilizados mais de metade dos boletins, segundo anunciou o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) duas horas depois do encerramento da votação, mas Solis ainda não foi oficialmente proclamado vencedor. A taxa de abstenção foi 43,6%. O candidato do Partido Libertação Nacional (PLN), no poder, Johnny Araya, conquistou 22,31% dos votos.

Solis superou a meta de obter 1 milhão de votos, correspondentes a um terço do universo de 3,1 milhões de eleitores. O candidato do Partido de Ação Cidadã acumula, segundo os dados mais recentes, 1.029.409 votos, transformando-se no primeiro a ultrapassar a faixa de 1 milhão de votos na história da Costa Rica.

Segundo o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Luis Antonio Sobrado, a Costa Rica "esteve à altura do desafio" de um segundo turno, o que havia ocorrido somente uma vez., em 2002. Solis, um historiador de 53 anos que dedicou 30 ao ensino, iniciou a campanha dizendo que pretendia acabar com o "desgoverno" do PLN nos últimos oito anos, liderado por Óscar Arias (2006-2010) e Laura Chinchilla (2010-2014). Ele prometeu ainda uma luta frontal contra a corrupção e pôr um ponto final à pobreza extrema que afeta 6% dos costarriquenhos.

Com a vitória, o Partido de Ação Cidadã, fundado no ano 2000, chega pela primeira vez ao poder na história da Costa Rica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)