(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ambições nucleares da Coreia do Norte é assunto durante visita de Kerry a Seul


postado em 13/02/2014 11:22 / atualizado em 13/02/2014 11:47

O secretário americano de Estado, John Kerry, iniciou nesta quinta-feira um giro pela Ásia em Seul, onde conversou sobre o programa nuclear norte-coreano. A Coreia do Sul é a primeira etapa do giro do secretário de Estado, que viajará posteriormente à China, Indonésia e Abu Dhabi. As ambições territoriais da China também centrarão esta viagem, a quinta de Kerry à Ásia em um ano.

"A Coreia do Norte, e obviamente o desafio de seu programa nuclear, são o tema essencial no que se refere à segurança" na região, declaro Kerry ao se reunir com a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, pouco depois de sua chegada a Seul. Além do tema nuclear, Kerry será informado sobre as reuniões de alto nível, inéditas desde 2007, realizadas na quarta-feira entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.

Embora estes encontros não tenham uma agenda fixa, Seul que garantir que o reencontro de famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953) previsto para o fim do mês seja realizado.

Já Pyongyang quer o adiamento dos exercícios militares conjuntos entre os exércitos sul-coreano e americano, que coincidem com as negociações. Por sua vez, durante sua visita à China, Kerry pressionará os líderes para que expliquem suas reivindicações territoriais no sul e no leste do Mar da China.

O chefe da diplomacia americana se reunirá na sexta-feira com as autoridades chinesas. "As ambiguidades a propósito das reivindicações (territoriais) provocam incerteza e aumentam os riscos" de tensões, declarou um porta-voz da secretaria americana, que pediu o anonimato. O giro de Kerry terminará em Abu Dhabi, com a Síria e o processo de paz entre israelenses e palestinos como principais temas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)