(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Bilak, ex-líder comunista que pediu invasão soviética da Tchecoslováquia


postado em 06/02/2014 13:01

O ex-líder eslovaco Vasil Bilak, que em 1968 propiciou a invasão soviética para esmagar a Primavera de Praga, faleceu na madrugada desta quinta-feira em Bratislava, aos 96 anos, informou o Partido Comunista Eslovaco.

Bilak foi um dos signatários da "carta convite" ao líder soviético Leonid Brezhnev para acabar com as reformas impulsionadas por Alexander Dubcek para criar um socialismo democrático na Tchecoslováquia.

O país foi invadido no dia 21 de agosto de 1968 pelas tropas da União Soviética e de outros quatro países do Pacto de Varsóvia (Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria e Polônia).

A ocupação levou a confrontos que deixaram uma centena de mortos em poucos dias.

Bilak, fiel guardião da ortodoxia leninista, se converteu em 1969 no número dois do novo regime pró-soviético, um cargo que conservou durante duas décadas.

Sua posição foi enfraquecida com a eleição em 1985 de Mikhail Gorbachev à frente do PC soviético. Renunciou ao seu cargo em 1988, pouco antes da "Revolução de Veludo", que no fim de 1989 colocou fim ao comunismo.

Bilak foi acusado de alta traição, mas a justiça eslovaca nunca seguiu o caso após a divisão do país, em 1993. Ele viveu seus últimos anos sem complicações, em sua residência de Bratislava.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)