(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre líder histórico da ultradireita espanhola Blas Piñar


postado em 28/01/2014 11:40

O líder histórico da ultradireita espanhola, Blas Piñar, faleceu nesta terça-feira em sua casa de Madri aos 85 anos, informam os meios de comunicação espanhóis.

Piñar estava doente há vários anos, mas se manteve ativo até pouco tempo antes de seu falecimento, escrevendo e publicando artigos.

Nascido em 1918 em Toledo (centro), Piñar era doutor em direito e começou sua caminhada política durante a ditadura franquista (1939-1975), durante a qual foi procurador durante várias legislaturas do regime.

Nesta época também foi, entre outros cargos, diretor do Instituto de Cultura Hispânica, entre 1957 e 1962, organismo precursor do Instituto de Cooperação Ibero-americana, criado em 1979 após o fim da ditadura em 1975.

Em 1976 fundou o partido Força Nova, que com o lema "Deus, Pátria e Justiça" se converteria na formação emblemática da ultradireita durante a transição para a democracia.

Defensor ferrenho dos princípios da ditadura, Blas Piñar compareceu frequentemente às cerimônias em memória da morte de Francisco Franco, participando pela última vez em 2010.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)