(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capital da República Centro-africana começa o ano sob tiroteios


postado em 01/01/2014 16:31

A capital da República Centro-africana começou o ano esta quarta-feira sob tiroteios que deixaram um morto e 15 feridos e levaram à fuga de centenas de civis para os acampamentos situados perto do aeroporto.

No fim da manhã, explodiram os confrontos entre os ex-rebeldes do grupo Seleka e as milícias de autodefesa cristãs "anti-balaka" em um dos bairros de Bangui próximos ao aeroporto, segundo habitantes da capital, que também relataram disparos contínuos de armas automáticas cada vez mais perto do aeroporto.

No interior do acampamento, a tensão aumentou pelos rumores de infiltração de ex-rebeldes do Seleka e a revolta dos refugiados se voltou para os jornalistas estrangeiros ante a falta de outro interlocutor para o conflito.

A capital sofreu na terça-feira com tiroteios, manifestações de deslocados desesperados e helicópteros franceses sobrevoando Bangui, onde a violência não dá sinais de trégua.

Os assassinatos deixaram mais de mil mortos na capital da República Centro-Africana desde 5 de dezembro, data do início da intervenção francesa.

A violência causou o deslocamentos em massa da população para a cidade.

Nos arredores do aeroporto, cerca de 100.000 pessoas vivem em tendas improvisadas e dormem no chão, de acordo com estimativas de agentes humanitários.

Estes deslocados, em sua maioria cristãos, fogem dos abusos da Seleka, formada principalmente por ex-rebeldes muçulmanos que derrubaram em março de 2013 o presidente François Bozizé.

Por sua vez, os civis muçulmanos fogem da cidade, com medo de represálias das milícias "antibalaka", ou pessoas que os acusam de conluio com a Seleka.

No distrito de Boy-Rabe, ao lado do aeroporto, "antibalakas" ocupavam a estrada principal, armados com facões, espingardas de caça artesanal e armas automáticas, observaram jornalistas da AFP.

No total, a Unicef registrou 55 acampamentos de deslocados na capital, onde vivem cerca de 370 mil homens, mulheres e crianças em condições sanitárias desastrosas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)