(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 30 países convidados à conferência de paz sobre a Síria


postado em 12/12/2013 12:07

Mais de 30 países, entre eles a Arábia Saudita, principal apoio dos rebeldes, e o Irã, aliado do regime, figuram entre os convidados à conferência internacional sobre a Síria prevista para o dia 22 de janeiro na Suíça, segundo diplomatas.

Conhecida como Genebra 2 e prevista inicialmente para esta cidade, a conferência será realizada finalmente em Montreux, também na Suíça.

"Não é possível organizá-la em Genebra, já que ao mesmo tempo ocorre o Salão Internacional de Alta Relojoaria, e todos os hotéis estão lotados", explicou à AFP um diplomata ocidental.

Está previsto que a conferência, que será presidida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comece no dia 22 com um almoço e dure 24 horas.

"Até o momento 32 países estão convidados, mas este número pode aumentar porque todo o mundo quer vir. Além dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, estarão presentes os países vizinhos Arábia Saudita e Irã, mas também Alemanha, Itália, muitos outros", indicou outro diplomata.

A maioria dos países estarão representados por seus chefes da diplomacia e "cada ministro poderá falar durante 5 minutos", disse.

As delegações sírias irão no dia 24 de janeiro a Genebra para negociar no Palácio das Nações sob os auspícios do emissário internacional Lakhdar Brahimi.

"Cada delegação estará composta de 9 membros e tanto o regime quanto a oposição deverão entregar sua lista à ONU no dia 27 de dezembro", afirmou o diplomata árabe.

A oposição espera que esta conferência conduza à saída do poder de Bashar al-Assad, o que o regime rejeita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)