(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Poluentes atmosféricos, inimigos invisíveis


postado em 17/10/2013 17:10

Segue uma lista de dados sobre os poluentes atmosféricos que afetam a saúde, divulgada após a uma determinação publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) esta quinta-feira, segundo a qual a poluição do ar exterior provoca câncer:

CIFRAS

Segundo estimativas da OMS, a poluição atmosférica de ambientes externos urbanos causa, anualmente, 1,3 milhão de mortes em todo o mundo.

Cerca de um quarto dessas mortes são provocadas por câncer de pulmão.

MATERIAL PARTICULADO: INIMIGO NÚMERO UM

Os materiais particulados (PM, sigla em inglês) são partículas microscópicas liberadas pela queima de carvão, petróleo e florestas, mas também têm fontes naturais, como erupções vulcânicas e tempestades de areia.

O particulado é tão leve que flutua no ar. Algumas partículas são tão pequenas que podem penetrar profundamente nos pulmões e até mesmo chegar à corrente sanguínea.

Seus componentes incluem sulfato, nitratos, amônia, cloreto de sódio, carvão e poeira mineral. Eles também podem conter traços de metais pesados ou tóxicos como arsênico, cádmio, níquel e mercúrio.

A exposição crônica aos particulados contribui para a ocorrência de doenças cardiovasculares e respiratórias, assim como câncer de pulmão.

Os PM são divididos em duas categorias: PM10, que compreende partículas entre 2,5 e 10 milionésimos de um milímetro ou micrômetros; e PM2,5, que é menor que 2,5 micrômetros, trinta vezes menor que a espessura de um fio de cabelo humano.

Estima-se que o PM2,5 reduza a expectativa de vida na União Europeia em mais de oito meses, segundo a Agência Ambiental Europeia (AAE).

A exposição inclusive a níveis baixos de PM2,5 durante a gravidez aumenta o risco de um bebê nascer abaixo do peso, noticiou esta semana a revista científica The Lancet Respiratory Journal.

OZÔNIO (O3)

Na estratosfera, esta molécula com três átomos de oxigênio ocorre naturalmente e nos protege da radiação ultravioleta do Sol.

Mas na superfície, onde se forma em uma reação química entre a luz solar e gases de escapamento, o ozônio é um componente do 'smog' fotoquímico.

Níveis elevados de ozônio podem causar problemas respiratórios, provocar ataques de asma e piorar doenças respiratórias.

Segundo a AAE, metade da população da União Europeia que vive em áreas urbanas pode ter sido exposta a níveis superiores às metas da UE.

OUTROS

Alguns outros poluentes, também resíduos da combustão ou resultantes de reações entre gases de escapamento e atmosféricos, são uma grande preocupação:

Eles incluem o dióxido de nitrogênio (NO2), ingrediente do 'smog'; o dióxido de enxofre (SO2); o monóxido de carbono (CO); e uma variedade de metais pesados.

Fontes: OMS, AAE, Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, sigla em inglês)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)