(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE pede respostas claras de Washington por revelações de espionagem


postado em 12/09/2013 13:34

A comissária europeia de Assuntos do Interior, Cecilia Malmstrom, pediu nesta quinta-feira a sua contraparte americana uma "resposta clara e satisfatória" sobre as revelações de espionagem do sistema bancário internacional Swift pelos Estados Unidos, divulgadas pela rede Globo no último domingo.

"Falei com meus colegas americanos ontem à noite e transmiti a eles a enorme preocupação pela suposta espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional americana)", escreveu Malsmstrom no Twitter.

Nesta quinta-feira, a comissária enviou uma carta na qual pede, segundo ela, "consultas no âmbito do TFTP (Programa de Detecção do Financiamento do Terrorismo)".

O TFTP foi assinado em 2010 entre a UE e os Estados Unidos e estipula a transmissão recíproca, a princípio, dos dados interbancários.

"Precisamos de uma resposta clara e satisfatória", concluiu a comissária, sem informar quais serão os próximos passos ou se será feito um pedido para suspender o acordo.

No domingo, a rede Globo revelou que a NSA espionou as redes privadas de comunicações do ministério de Relações Exteriores francês, da Petrobras, do sistema bancário Swift, assim como de Google ou Microsoft.

Estas revelações levaram na segunda-feira os deputados liberais a exigirem que a União Europeia suspenda o "acordo Swift" com os Estados Unidos.

"É cada vez mais evidente que os programas de rastreamento de dados da NSA vão além da luta contra o terrorismo", declarou a vice-presidente da Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu, a liberal Sophia in't Veld, em um comunicado.

"Se existe a menor dúvida de que as autoridades americanas estão em infração, a Comissão deverá tomar imediatamente as medidas de suspensão" do acordo, declarou o presidente do grupo dos liberais, o ex-primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)