(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Investigação culpa caçador por gigantesco incêndio em parque da Califórnia


postado em 05/09/2013 16:46

O gigantesco incêndio que devasta há quase três semanas o Parque Nacional Yosemite, um dos mais famosos dos Estados Unidos e importante atração turística no centro da Califórnia (oeste), foi provocado por um caçador, informaram fontes oficiais esta quinta-feira.

Especialistas descartaram a primeira versão da causa do fogo, controlado em 80%, segundo a qual as chamas começaram em uma plantação ilegal de maconha, próxima ao parque natural.

"Os investigadores do Departamento Florestal e do gabinete do promotor distrital do condado de Tuolumne determinaram que o 'Rim Fire' - como o incêndio maciço é conhecido - começou quando um caçador permitiu que um fogo ilegal se propagasse", segundo comunicado da entidade florestal.

"Não há indícios de que o caçador esteja envolvido no cultivo ilegal de maconha em terrenos públicos e não foram encontradas plantações de maconha perto de onde o fogo se originou", detalhou a nota.

Até agora nenhum suspeito foi detido, informaram as fontes.

As autoridades não divulgaram o nome do caçador porque a investigação ainda está em andamento, destacou o comunicado.

O incêndio começou na tarde de sábado, 17 de agosto, no Parque Nacional Stanislaus, a oeste de Yosemite, e já devastou 95.442 hectares, segundo o mais recente balanço do site oficial de informações sobre incidentes InciWeb.

Mais de 4.300 bombeiros continuam trabalhando para apagar as chamas, com a ajuda de helicópteros, e lançaram até agora mais de 15 milhões de litros d'água.

O incêndio é o quarto maior da história da Califórnia desde que começaram os registros, em 1932, e tem uma área cinco vezes maior do que a da capital americana, Washington.

As chamas obrigaram o fechamento de várias estradas para o vale Yosemite e ameaçavam contaminar a reserva de água Hetch Hetchy, que abastece os 2,6 milhões de habitantes da baía de San Francisco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)