(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa diz que casamento não está 'fora de moda'


postado em 28/07/2013 19:19

O papa Francisco disse neste domingo que o casamento "não está fora de moda" e, em discurso aos milhares de voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), insistiu em que os jovens se rebelem contra a "cultura do provisório".

"Há quem diga que hoje o casamento está fora de moda. Está fora de moda?", perguntou Francisco. "Nããããão!", responderam os jovens, em coro.

"A todos, Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar, constituindo uma família através do sacramento do matrimônio", continuou.

O argentino Jorge Mario Bergoglio, que iniciou seu pontificado como Francisco em março, era conhecido em Buenos Aires por suas posições intransigentes frente ao casamento e à vida.

"Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é 'curtir' o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas, 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã", continuou o Papa, ouvindo do público gritos de apoio.

"Peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade", disse.

"Tenham a coragem de 'ir contra a corrente'. Tenham a coragem de ser felizes!", exclamou o Papa, ovacionado pela plateia.

A Igreja tenta recuperar fiéis desertores, mas a tarefa não é fácil quando reafirma dogmas contestados pelos jovens, como a virgindade até o casamento, a oposição ao uso do preservativo, o divórcio e a homossexualidade, assim como a proibição do aborto até em casos de estupro.

Em pesquisa divulgada pela Folha de S. Paulo no sábado, a maioria dos peregrinos da JMJ se mostrou a favor do uso de métodos contraceptivos, mas é contra o aborto e o casamento homossexual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)