(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acidente com trem no Canadá deixa um morto e provoca incêndio


postado em 06/07/2013 22:04

Um trem de carga que transportava petróleo descarrilou na madrugada deste sábado quando cruzava um povoado da província canadense de Québec, deixando pelo menos um morto, um ferido, 80 desaparecidos, além de provocar um incêndio, informaram as autoridades.

Pelo menos duas mil pessoas foram retiradas de suas casas no povoado de Lac-Mégantic (250 km a leste de Montreal), devido à presença de partículas tóxicas no ar e à proximidade das chamas, acrescentou o porta-voz da polícia de Québec, Michel Brunet, ao fazer um primeiro balanço oficial do acidente.

Mais cedo, a rede estatal Rádio-Canadá havia informado que pelo menos 60 pessoas não puderam ser localizadas em Lac-Mégantic, onde aconteceu o acidente, à 1h20 (2h20 de Brasília). Ainda não se sabe se esses moradores estavam na cidade no momento da tragédia.

Já um bombeiro disse à AFP que pode haver cerca de 80 desaparecidos. "Havia pelo menos 50 pessoas no bar. Não sobrou nada", contou ele, que pediu para não ser identificado.

As equipes de emergência estabeleceram um perímetro de evacuação de um quilômetro no local do acidente.

"Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e os parentes das vítimas", disse o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, em nota divulgada pela assessoria, comprometendo-se a oferecer toda ajuda necessária.

Pelo menos quatro dos 77 vagões do comboio explodiram. Cerca de 40 construções próximas foram afetadas.

Testemunhas contaram a redes de televisão que o trem da companhia The Montreal Maine & Atlantic passava em alta velocidade pela cidade quando saiu dos trilhos, por volta das 5h20 GMT (2h20 de Brasília).

Cerca de 150 bombeiros mobilizados nos arredores, assim como equipes de bombeiros provenientes do estado americano do Maine, foram enviados ao local do incêndio. Até agora, horas depois do acidente, os agentes não conseguiram chegar ao local da explosão, diante do risco de novas deflagrações.

Um problema mecânico pode ter causado o acidente.

"Paramos a propagação do incêndio", afirmou o chefe dos bombeiros de Lac-Mégantic, Denis Lauzon, mas "há uns cinco tanques muito perigosos", que as autoridades tentam esfriar com água.

O trem contava com cinco locomotivas e 77 vagões e transportava petróleo da Dakota do Norte (norte dos EUA), de acordo com o vice-presidente da área de Marketing da companhia, Joe McGonigle.

O porta-voz da empresa de cargas, Christophe Journet, declarou à AFP que, antes do acidente, o comboio parou na cidade vizinha de Nantes para trocar a equipe de condução. Por razões que se desconhecem, "começou a avançar, a se mover no declive que o levava para Lac-Mégantic", apesar de os sistemas de freio estarem ativados. Quando o trem ganhou velocidade, "não havia maquinista dentro", completou.

Uma equipe do Escritório de Segurança de Transportes do Canadá foi enviado ao local para investigar.

Uma testemunha tirou fotografias que mostram chamas sobre uma das locomotivas, quando o trem estava perto de Nantes, a apenas 13 km do lugar da tragédia.

O petróleo transportado caiu em um rio que passa pelo centro de Lac-Mégantic. Ainda não há estimativas sobre o impacto ambiental do acidente.

"Mobilizamos todos os recursos para garantir que possamos apoiar nossos cidadãos", disse a prefeita da cidade, Colette Roy-Laroche.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)