(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Áustria afirma que Snowden não estava no avião de Morales


postado em 03/07/2013 06:10 / atualizado em 03/07/2013 07:43

O governo da Áustria informou nesta quarta-feira que o técnico de informática americano Edward Snowden não estava a bordo do avião do presidente boliviano, Evo Morales, que na terça-feira fez uma escala em Viena, mas reconheceu que não inspecionou a aeronave.

 "O avião de Morales pousou às 21H40 (16H40 de Brasília) procedente de Moscou. Os passaportes foram verificados e, ao contrário dos boatos, Edward Snowden não estava a bordo", afirmou à AFP o porta-voz do ministério do Interior austríaco, Karl-Heinz Grundboeck.

 O avião, no entanto, não foi inspecionado e os passageiros foram apenas submetidos a um controle de passaportes, destacou. "Não existia uma base legal para uma operação", disse Grundboeck.

 Pouco antes, autoridades bolivianas informaram que o avião de Morales teve que ser desviado a Viena na terça-feira à noite, depois que França, Itália e Portugal negaram o pedido de entrada em seu espaço aéreo.

 Grundboeck afirmou que o avião fez escala em Viena por problemas de sobrevoo, assim como problemas técnicos. Na manhã desta quarta-feira, o avião de Morales permanecia no aeroporto da capital austríaca. O governo da Espanha autorizou o sobrevoo e uma escala técnica do avião com o presidente da Bolívia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)