(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Clérigo ligado ao Instituto para Obras da Religião do Banco do Vaticano é preso


postado em 29/06/2013 00:12 / atualizado em 29/06/2013 07:22

Roma – A Justiça italiana determinou a prisão de um prelado da Santa Sé ligado ao Instituto para Obras da Religião (IOR), o Banco do Vaticano. Nunzio Scarano, de 61 anos, foi preso em uma paróquia de Roma. Ele é acusado de tentar repatriar ilegalmente 20 milhões de euros (cerca de R$ 56,85 milhões). Também foram presos um agente do serviço secreto italiano e um operador financeiro. Eles ajudariam Scarano a trazer a quantia da Suíça para a Itália em um avião particular sem prestar contas às autoridades e ao fisco do país.

Scarano, um padre nomeado monsenhor, título de honra concedido apenas por seu tempo na Santa Sé, teve "um papel relevante" na Administração do Patrimônio da Sede Apostólica (APSA), organismo que administra os bens da Santa Sé, era contador. Os três foram detidos pela polícia financeira após uma ordem da Promotoria de Roma, acusados de "fraude contra o Estado, corrupção e calúnia". O prelado está sendo investigado pela Justiça de Salerno por lavagem de dinheiro, segundo o jornal La Repubblica.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que a instituição está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação, mas ainda não havia sido solicitada. O caso abala ainda mais a imagem do Banco do Vaticano, que nesta semana comunicou decisão do papa Francisco de auditar suas contas. O banco abriga contas de religiosos, grupos católicos, empregados e diplomatas. Porém, acumula acusações de corrupção e de abrigar dinheiro de políticos e empresários. A Igreja diz que a entidade é necessária para viabilizar operações no mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)