(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FBI tem troca de chefe


postado em 22/06/2013 00:12 / atualizado em 22/06/2013 10:19

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou o ex-procurador-geral Jim Comey como novo diretor do FBI e elogiou o antecessor, Robert Mueller, que esteve à frente da Polícia Federal americana desde pouco antes dos ataques do 11 de Setembro. Comey, de 52 anos, foi procurador-geral no governo George W. Bush. Ele é lembrado por ter mantido, durante todo esse tempo, uma queda de braço com funcionários da Casa Branca sobre a legalidade de um programa de grampos da Agência de Segurança Nacional (NSA).

"Ele estava disposto a renunciar antes de ser parte de algo que considerava equivocado", declarou Obama, em um ato na Casa Branca, em referência às ameaças feitas por Comey de renunciar em meio à polêmica. Sobre Mueller, Obama disse que será "lembrado como um dos melhores diretores na história do FBI e um dos mais admirados servidores públicos do nosso tempo". "Conheço poucas pessoas públicas que tenham mostrado mais integridade e que tenham sido submetidas constantemente a tanta pressão", acrescentou o presidente, ainda sobre Mueller, cujo mandato à frente do FBI foi marcado pela luta contra o terror. Mueller assumiu o FBI na semana anterior aos ataques de 11 de setembro de 2001.

Proteção

No mesmo dia em que Comey era nomeado, as relatorias da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre liberdade de expressão defenderam que as pessoas que atuam para um Estado com informações confidenciais devem ser protegidas se divulgarem, de boa-fé, dados secretos para proteger os direitos humanos. Edward Snowden, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) e da Agência Central de Inteligência (CIA), está sendo investigado pelos EUA depois de ter revelado programas secretos de espionagem na internet. "A imposição de sanções penais deve ser excepcional, sujeita a limites estritos de necessidade e proporcionalidade", pediram as relatorias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)