(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o ex-primeiro-ministro francês Pierre Mauroy


postado em 07/06/2013 08:58

O ex-primeiro-ministro francês Pierre Mauroy, grande figura do socialismo europeu que dirigiu o primeiro governo de união da esquerda após a eleição à presidência de François Mitterrand em 1981, faleceu em um hospital de Paris aos 84 anos.

Primeiro-ministro de 1981 a 1984, prefeito de Lille (norte) durante quase 30 anos e com vários mandatos de deputado e senador, Mauroy encarnava um socialismo popular e aberto à Europa.

O anúncio da morte foi feito pelo chanceler Laurent Fabius.

"Pierre Mauroy era socialista, queria que a justiça social inspirasse todo os seis atos", declarou o presidente François Hollande em Tóquio, durante uma visita oficial.

"Serviu ao país sem nunca ocultar seus valores fundamentais", completou.

"Com ele se vai um pilar do socialismo democrático", disse Fabius, enquanto o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, afirmou que Mauroy foi uma "figura de referência do socialismo francês e europeu" e "grande artífice da união da esquerda".

Jean-François Copé, líder do partido de direita UMP, também homenageou Mauroy, a quem chamou de "homem de convicção, socialista sincero que soube ganhar a estima de todos, além de seu campo". O ex-premier de direita Alain Juppé o elogiou como um "grande servidor da França" e um "grande estadista".

Nomeado primeiro-ministro depois da eleição de Mitterrand em 1981, Mauroy organizou (à frente de um governo que incluía ministros comunistas pela primeira vez desde a libertação da França após a II Guerra Mundial) importantes reformas nos campos social, econômico e jurídico, incluindo a aposentadoria aos 60 anos e o fim da pena de morte.

Diante da crise econômica após o primeiro ano de seu governo, assumiu a política de austeridade em 1982-83, que Mitterrand decidiu aplicar.

Pierre Mauroy "foi decisivo para convencer Mitterrand que não deveria sair do sistema monetário europeu e romper a União Europeia para fazer o socialismo em apenas um país", afirmou o ex-premier Michel Rocard, que ocupou vários ministérios no governo de Mauroy.

Em julho de 1984, Pierre Mauroy deixou o posto de chefe de Governo após a derrubada de uma lei que favorecia as escolas públicas sobre as particulares, uma medida que foi combatida pela direita e pela Igreja católica.

Nascido em 5 de julho de 1928 em Cartignies (norte), filho de um professor e neto de um lenhador, Mauroy entrou aos 16 anos para as Juventudes Socialistas, das quais virou secretário-geral em 1955.

Dirigiu o Partido Socialista francês de 1988 a 1992 e presidiu a Internacional Socialista de 1992 a 1999.

Mauroy era um europeu convicto.

"Sou um socialista hanseático", dizia, em referência a uma antiga confederação de cidades alemãs, sonhando com uma Europa social-democrata do Báltico ao Mediterrâneo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)