(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Farc elogiam Congresso para a Paz e pedem debate com "ultradireita"


postado em 22/04/2013 12:07

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que retomará na terça-feira as negociações de paz com o governo colombiano em Havana após um recesso de um mês, elogiou nesta segunda-feira a celebração do Congresso Nacional para a Paz em Bogotá e pediu um debate com "os ultradireitistas".

"Em Havana, a Delegação de Paz das Farc envia uma efusiva e entusiasmada saudação de apoio ao 'Congresso Nacional para a Paz, Povos construindo Paz para a vida Digna' que termina hoje em Bogotá", afirma o grupo em um comunicado.

O Congresso para a Paz, que começou sábado na sede da Universidade Nacional de Bogotá, conta com a participação de dirigentes sociais, camponeses, indígenas e políticos, que buscam elaborar uma "agenda social para uma saída ao conflito armado no país", afirma a imprensa cubana.

"O contexto atual é de debate frontal com os ultradireitistas e militaristas inimigos da paz", afirmam as Farc, que negociam um acordo de paz com o governo de Juan Manuel Santos desde 19 de novembro em Havana.

As Farc acusam os setores "ultradireitistas e militaristas" de opor-se às negociações de paz, que tentam acabar com um conflito armado de quase meio século.

As negociações serão retomadas na terça-feira entre os rebeldes, liderados por Iván Márquez, e os representantes do governo, encabeçados pelo vice-presidente Humberto de la Calle.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)