(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA anunciam que irão dobrar ajuda americana 'não-letal' à rebelião síria


postado em 20/04/2013 22:10

O secretário de Estado americano, John Kerry, anunciou neste sábado, em Istambul, que os Estados Unidos irão dobrar a ajuda "não-letal" à rebelião síria, que combate o governo de Bashar al-Assad, mas não divulgou detalhes sobre o equipamento que será transferido.

O valor da ajuda suplementar será de 123 milhões de dólares. Com isso, o total da contribuição dos Estados Unidos aos rebeldes sírios chega a 250 milhões de dólares, informou Kerry, após uma reunião do grupo Amigos da Síria.

"O presidente Barack Obama solicitou um aumento dos nossos esforços", declarou o secretário, durante uma entrevista coletiva com o colega turco, Ahmet Davutoglu, e o líder da Coalizão Nacional da oposição síria (CNS), Ahmad Moaz Al-Khatib.

"Este conflito ultrapassa as fronteiras da Síria e ameaça os países vizinhos. Este banho de sangue tem que terminar", assinalou Kerry.

A ajuda americana se estenderá "além das rações militares e dos kits de ajuda médica, para incluir outros tipos de equipamento não-letal", diz um comunicado do Departamento de Estado. "A natureza destes equipamentos será determinada em colaboração com o comando militar da oposição."

Kerry pediu aos 10 países ocidentais e árabes do grupo Amigos da Síria que aumentem sua contribuição à oposição, a fim de se chegar a um total de 1 bilhão de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)