(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Humildade marca início do pontificado de Francisco

Humildade é até agora um dos traços marcantes na conduta do papa Francisco. Sumo pontífice tem se apresentado em trajes mais simples, sem o tradicional crucifixo de ouro, e surpreendeu ao dispensar escolta, carro oficial, andar de ônibus com os cardeais e pagar a conta de hotel


postado em 17/03/2013 06:00 / atualizado em 17/03/2013 07:37

Em lugar do crucifixo de ouro e pedras preciosas, Francisco continua a usar a cruz simples de metal que o acompanha desde que era padre. Nas primeiras aparições ele dispensou a capa e o sapato vermelhos(foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
Em lugar do crucifixo de ouro e pedras preciosas, Francisco continua a usar a cruz simples de metal que o acompanha desde que era padre. Nas primeiras aparições ele dispensou a capa e o sapato vermelhos (foto: Alessandro Bianchi/Reuters)
O primeiro gesto talvez traduza todo o resto. Ao se inclinar e pedir orações aos fiéis no momento em que era apresentado como papa eleito, na sacada da Basílica de São Pedro, o argentino Jorge Mario Bergoglio sinalizou ao mundo que calçaria as sandálias da humildade. Francisco assumia ali perante a multidão na praça um traço que o caracterizou vida afora: a simplicidade.

A partir dali, o jesuíta que sucedeu ao severo – e sisudo – Bento XVI daria provas, em todas as suas aparições e declarações, de que será um sumo pontífice de carne e osso. Ora pelas vestes escolhidas (sem ostentações), ora por dispensar as formalidades de segurança do Vaticano, ora por se dirigir aos cardeais com naturalidade que pouco lembra a liturgia do cargo.

No primeiro dia, enquanto os príncipes da Igreja esperavam em fila para cumprimentá-lo, foi diretamente saudar o cardeal indiano Ivan Dias, imobilizado numa cadeira de rodas. Improvisou na primeira homilia, na Capela Sistina. Em vez de se sentar na cadeira papal, ficou de pé. As demonstrações de desprendimento se confirmariam ao se dirigir aos argentinos sugerindo que em lugar de estar em Roma na terça-feira, início oficial de seu pontificado, destinem para a caridade com os pobres o dinheiro que gastariam com a viagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)