(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário pessoal do Papa continuará a serviço de Bento XVI


postado em 28/02/2013 11:22

O secretário pessoal do Papa, o arcebispo alemão Georg Gänswein, acompanhará Bento XVI em sua residência de verão de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde se instalará temporariamente após a efetivação de sua renúncia nesta quinta-feira.

O religioso, entre as pessoas mais próximas ao Papa, continuará a liderar a Casa Pontifícia sob o novo papado, indicou a mesma fonte, o que levantou questões.

Gänswein foi nomeado em dezembro prefeito da Casa Pontifícia, o organismo que reúne os colaboradores do Papa, organiza sua agenda e alguns aspectos de sua vida pessoal.

A nomeação foi uma promoção para o religioso, de 56 anos, que goza da total confiança de Bento XVI.

Gänswein, ordenado bispo em 6 de janeiro e promovido a arcebispo no mesmo dia, mantendo a sua posição na Casa Pontifícia será fundamental para a entronização do novo Papa a ser eleito no conclave, que terá início em meados de março.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse em uma coletiva de imprensa que o papel de prefeito da Casa Pontifícia é principalmente logístico e não tem influência sobre as decisões da Igreja.

No entanto, de acordo com vários observadores, o fato de Gänswein permanecer no cargo e ainda ser secretário pessoal de Bento XVI poderia criar confusão sobre o seu papel e influência entre os dois Papas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)