(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rede mundial de cibercrimes é desarticulada


postado em 13/02/2013 12:16

O Serviço de Polícia Europeu (Europol) e a polícia espanhola desarticularam uma rede de cibercrimes de alcance mundial que infectava milhões de computadores, informou nesta terça-feira à AFP uma fonte da investigação.

A rede, que funcionava como "pequenas células financeiras" espalhadas por diferentes países, utilizava "um tipo de software mal intencionado que bloqueava os computadores se passsando por forças policiais" e fazia os utilizadores pagar "uma multa por ter acessado páginas de pornografia infantil ou de compartilhamento de arquivos", disse a fonte.

A rede teria conseguido deste modo grandes quantidades de dinheiro. "Um destes pequenos grupos chegou a ganhar mais de 1 milhão de euros", explicou.

Por enquanto diversas pessoas foram presas, mas o número ainda não poder ser determinado porque a operação segue aberta.

O diretor da Europol, Rob Wainwright, e o secretário de Segurança de Estado espanhol, Francisco Martínez, falarão sobre os detalhes do assunto na tarde da próxima terça-feira em Madri.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)