(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A guerra secreta de Obama

Sem alarde, presidente incrementou o uso de aeronaves não tripuladas para matar inimigos


postado em 20/01/2013 00:12 / atualizado em 20/01/2013 12:54

(foto: REUTERS/U.S. Air Force/Handout/Files )
(foto: REUTERS/U.S. Air Force/Handout/Files )

Você sabe o que é um drone? É bom saber, porque esse artefato tecnológico já é uma realidade. E ele veio para ficar, para o bem ou para o mal. Um drone é um “veículo aéreo não tripulado” (UAV, na sigla em inglês), uma aeronave controlada a distância. Muitos países já têm domínio dessa tecnologia e seu uso é largamente empregado para inúmeros fins. Um drone pode servir para mapear rios e notificar enchentes, dimensionar colheitas ou monitorar o tráfego em tempo real, por exemplo. No entanto, o setor militar é o que tem dado mais ênfase ao desenvolvimento desta tecnologia, com emprego imediato pelas Forças Armadas de vários países, incluindo o Brasil. O uso desses robôs aéreos como arma é controverso. Já é determinante, porém, na maneira de guerrear atualmente. O uso dessas máquinas, em menos de 10 anos, já deixou um grande rastro de morte e destruição por onde sobrevaram. Essa prática traz novas questões logísticas estratégicas, mas também legais e éticas. As regras atuais já não servem. Como um militar americano, por exemplo, sentado diante de um computador em uma base militar no Deserto de Nevada, decide, em tempo real, o alvo de um míssil nas montanhas do Paquistão? Fato é que as consequências dessas transformações tecnológicas certamente serão duradouras e definitivas.

A tecnologia dos drones é conhecida por vários países há alguns anos, mas seu pleno desenvolvimento se deu nos Estados Unidos. A partir da Guerra do Golfo, em 1991, as possibilidades desse recurso mereceram atenção especial da cúpula militar americana.

Diante dos eventos de setembro de 2001, o governo do republicano George W. Bush criou um regime de exceção com amplas consequências. O trauma dos ataques serviu aos EUA para justificar certas práticas ilegais, como a tortura de prisioneiros e assassinatos seletivos (target killing) realizados com essas aeronaves. O primeiro ataque registrado de um drone ocorreu no Iêmen em 2002. Aos poucos, o uso desse recurso para atingir alvos tornou-se prática corrente. De 2004 até o ápice de 2008, Bush manteve drones sobre o Afeganistão e o Paquistão, recolhendo dados e lançando bombas.

Quando candidato à Presidência dos EUA, em 2008, o democrata Barack Obama pregou mudança. Criticou as guerras e o militarismo excessivo de Bush. Era então a vez do diálogo, da diplomacia e do multilateralismo. Todavia, neste primeiro mandato, que se encerra amanhã, o presidente da “esperança” praticou o oposto do que havia prometido.

Desde sua posse, em 20 de janeiro de 2009, Obama consolidou o uso dos drones como principal diretriz de sua política militar para lidar com a velha guerra ao terror herdada de Bush. John Brennan, consultor de contraterrorismo da Casa Branca (e, não por acaso, indicado pelo presidente para chefiar a CIA há apenas duas semanas), é o mentor dessa prática que pretende debilitar os grupos terroristas eliminando seus líderes.

O incremento da prática de assassinatos seletivos nos dois primeiros anos do mandato Obama em relação a seu antecessor impressiona. A New American Foundation relata 42 ações nos últimos cinco anos da administração Bush. Nos dois primeiros anos de mandato Obama, foram realizadas 171 – contagem considerada por alguns como modesta.

A ação dos drones em outros países é tratada com ressalvas pelos tradicionais meios de comunicação e com todos os tipos de filtros e reservas pelo governo dos EUA. Sabe-se pouco sobre a extensão do programa e suas reais consequências. As informações divulgadas pelo Pentágono – e reproduzidas mundialmente – são incompletas, vagas e questionáveis.

Um relatório da New American Foundation, de fevereiro de 2010, afirma que, desde 2004, 114 ataques de drones no Paquistão mataram entre 830 e 1.210 pessoas, das quais entre 550 e 850 são descritas como militantes, de acordo com fontes “seguras” da imprensa. Logo, o documento conclui que 32% dos mortos nesses ataques eram civis. O levantamento da New American Foundation é o mais citado pela imprensa mundial sempre que a morte de civis é posta em discussão. Tornou-se um parâmetro.

No entanto, várias pesquisas colocam em xeque a precisão metodológica e os números apresentados pela New American Foundation. Em agosto do ano passado, o Bureau of Investigative Journalism, uma organização inglesa, divulgou um relatório argumentando que os números são outros. O documento aponta que houve 8% a mais de ataques e, pelo menos, 40% mais mortes do que o relatado anteriormente. A investigação constatou que entre 392 e 781 civis foram mortos, sendo que 174 eram crianças. E, de acordo com essa pesquisa, há 1.158 feridos, para não falar dos traumas da população em geral.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)