(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentados no Iraque deixam 42 mortos

Onda de atentados em três cidades também deixou 245 feridos


postado em 16/01/2013 18:07 / atualizado em 16/01/2013 18:13

Kirkuk foi uma das cidades que sofreram os atentados(foto: MARWAN IBRAHIM / AFP)
Kirkuk foi uma das cidades que sofreram os atentados (foto: MARWAN IBRAHIM / AFP)

Pelo menos 42 pessoas morreram e 245 ficaram feridas em uma onda de atentados nesta quarta-feira, que ensanguentou Bagdá e duas cidades do norte do Iraque em meio a uma disputa entre o governo central e a região autônoma do Curdistão.

Estes novos atos de violência podem acentuar ainda mais as tensões entre o primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki e seus opositores sunitas, que causaram manifestações há três semanas.

Nesta quarta-feira em Kirkuk -240 km ao norte de Bagdá, povoada por árabes, curdos e turcomanos- dois carros-bomba causaram a morte de 26 pessoas e deixaram 190 feridos, segundo o chefe dos serviços de saúde da província, Sadiq Omar Raul.

Esta cidade faz parte de uma faixa territorial reivindicada tanto pelo governo federal como pelo Curdistão iraquiano.

Para muitos diplomatas e dirigentes, estas tensões, alimentadas também por disputas relacionadas com a exploração de petróleo no Curdistão, representam a longo prazo a maior ameaça para a estabilidade do país.

Martin Kobler, representante das Nações Unidas no Iraque, condenou os ataques e exortou os dirigentes "a trabalhar sem demora para acalmar a situação".

Al-Qaeda suspeita

Mais tarde, em Touz Khourmatou, cinco civis morreram e 40 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba, conduzido por um terrorista suicida. O ataque foi praticado próximo à sede da União Patriótica do Curdistão, do presidente iraquiano Jalal Talabani.

Os atentados não foram reivindicados, mas o Estado Islâmico do Iraque, braço armado da Al-Qaeda no país, efetua regularmente ataques com o objetivo de desestabilizar o governo e exacerbar as tensões religiosas.

Em Bagdá, cinco ataques diferentes causaram a morte de seis pessoas. Em Baiji, Tikrit e Hawija, situadas no norte da capital, outros atentados deixaram três vítimas fatais.

Esta é a maior onda de violência no Iraque desde 17 de dezembro.

Ela ocorre depois do assassinato de Aifan Sadun al-Isaui, deputado sunita comprometido com a luta contra a Al-Qaeda ao lado das milícias Sahwa (O Despertar, em árabe).

Desde o final de dezembro, a minoria sunita organiza manifestações para denunciar a sua "marginalização" pelo governo de Maliki. Pede a libertação de presos assim como a anulação das leis antiterroristas.

Em um novo gesto, o vice-primeiro-ministro Hussein Chahristani anunciou nesta quarta a libertação de 70 presos injustamente encarcerados, depois de outros 335 terem sido libertados desde a semana passada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)