(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque na Colômbia deixa três mortos e 22 feridos


postado em 25/10/2012 15:51

Três pessoas foram mortas e 22 feridas quando uma granada explodiu em um mercado na cidade de Santa Marta, no Caribe colombiano, em um ataque que o prefeito da cidade disse nesta quinta-feira ter sido obra do crime organizado. O ataque foi desfechado por um adolescente de 17 anos, que ficou ferido na violência. O suspeito, como é menor de idade, foi detido mas liberado mais tarde.

O prefeito de Santa Marta, Carlos Caicedo, disse que o narcotráfico está sendo atingido pela erradicação do cultivo ilícito das folhas de coca no norte do país. As gangues passaram a extorquir dinheiro dos lojistas como uma nova forma de atividade criminosa.

"A área de cultivo foi reduzida, então eles recorrem ao tráfico em pequena escala e à extorsão. É uma nova geração de criminosos" em ação na Colômbia, disse Caicedo. Entre essas gangues que atuam no norte da Colômbia estão os Urabeños (gangue de paramilitares de Urabá) e os Rastrojos ("restos", uma dissidência do cartel Valle del Norte). As gangues têm um poder bem menor que os cartéis do narcotráfico, mas tentam exercer um controle agressivo sobre bairros. A Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína, com 345 toneladas produzidas em 2011. O país possui 64 mil hectares de lavouras da folha de coca, de acordo com dados das Nações Unidas publicados no mês passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)