(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Político francês é condenado por declaração antissemita

Durante a ocupação nazista da França, que durou de 1941 ao final de 1944, milhares de judeus franceses foram enviados aos campos de extermínio


postado em 16/02/2012 16:46

Jean-Marie Le Pen, o fundador da Frente Nacional, partido da extrema-direita francesa, foi condenado nesta quinta-feira por ter colocado em dúvidas crimes contra a humanidade, ao dizer que a ocupação nazista da França não foi "particularmente desumana". Um tribunal de apelações sentenciou o ex-líder da extrema direita, de 83 anos, a três meses de prisão, com direito a sursis, e uma multa de %u20AC 10 mil (US$ 13 mil). Le Pen fez os comentários a uma revista em 2005.

A França tem leis estritas contra o discurso antissemita e os que negam o Holocausto, ou o genocídio dos judeus europeus entre 1939 e 1945. Le Pen foi condenado em 2009 com base nessas leis, mas um tribunal de instância superior anulou a condenação anterior e enviou o caso ao tribunal de apelações de Paris, que emitiu a sentença nesta quinta-feira. A filha de Le Pen, Marine, atualmente comanda a Frente Nacional e está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de abril e maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)