(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partido de Aung Suu Kyi reconhecido oficialmente em Mianmar


postado em 13/12/2011 07:35

Aung San Suu Kyi, 66 anos, foi libertada finalmente em 13 novembro de 2010(foto: Soe Than WIN / AFP)
Aung San Suu Kyi, 66 anos, foi libertada finalmente em 13 novembro de 2010 (foto: Soe Than WIN / AFP)


O partido da líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, a Liga Nacional para a Democracia (LND), foi oficialmente reconhecido como legal pela Comissão Eleitoral, informou nesta terça-feira o jornal oficial New Light of Mianmar.

A LND, que boicotou as eleições de novembro de 2010, já pode apresentar seus candidatos, entre eles a própria Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz, às eleições legislativas previstas para os próximos meses. "A Comissão Eleitoral da União autorizou" à LND "a se registrar como partido político", revela o New Light of Mianmar.

A Liga Nacional foi dissolvida em maio de 2010 pela Junta Militar no poder, após boicotar as eleições de novembro do mesmo ano. Suu Kyi liderou a estratégia de boicote das eleições, qualificadas de "farsa" pelo Ocidente.

Desde então, os militares instalaram um regime "civil" em Mianmar, com o presidente Thein Sein encarregado das reformas para tirar o país do isolamento internacional.

Em 1990, a LND humilhou o regime militar birmanês ao conquistar 392 das 485 cadeiras do Parlamento, mas os generais ignoraram os resultados e Suu Kyi foi privada da liberdade por 15 dos 21 anos seguintes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)