(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA não descartam ação militar na Líbia


postado em 24/02/2011 17:41 / atualizado em 24/02/2011 19:06

O governo americano disse que nenhuma opção foi retirada da mesa, inclusive uma possível ação militar(foto: REUTERS/Kevin Lamarque )
O governo americano disse que nenhuma opção foi retirada da mesa, inclusive uma possível ação militar (foto: REUTERS/Kevin Lamarque )


A Casa Branca informou nesta quinta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá telefonar nas próximas horas para o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e para o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, para que a comunidade internacional discuta uma ação conjunta que obrigue o governante líbio, Muamar Kadafi, a suspender a violência contra os insurgentes.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que nenhuma opção foi retirada da mesa, inclusive uma possível ação militar. As discussões sobre a Líbia, contudo, não estão nesse plano ainda, ressaltou. Já o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Philip Crowley, disse que os militares do país estão "totalmente envolvidos" nas discussões em andamento no governo dos EUA sobre como reagir à crise na Líbia. "Temos uma variedade de ferramentas, financeiras, sanções, medidas multilaterais, e estamos considerando todas elas. Os militares estão totalmente envolvidos nessas discussões e pensando em suas próprias opções que possam ser apresentadas ao presidente", afirmou Crowley. Segundo ele, antes do início da crise havia cerca de 6 mil norte-americanos registrados na embaixada em Trípoli como residentes na Líbia.

O líder líbio, Muamar Kadafi, disse nesta quinta-feira em Az-Zawiyah, cidade a oeste da capital, onde acusou as forças rebeldes de estarem a serviço de Osama bin Laden(foto: REUTERS/Suhaib Salem )
O líder líbio, Muamar Kadafi, disse nesta quinta-feira em Az-Zawiyah, cidade a oeste da capital, onde acusou as forças rebeldes de estarem a serviço de Osama bin Laden (foto: REUTERS/Suhaib Salem )


A declaração do porta-voz foi feita depois de vários jornais de países de língua espanhola publicarem um artigo do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, segundo o qual os EUA "não hesitarão em dar a ordem para que a Otan invada aquele rico país a Líbia, talvez nos próximos dias ou nas próximas horas". O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, negou a existência desses planos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)