(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPAÇOS PÚBLICOS

Cresce oferta de lazer gratuito em praças de Belo Horizonte


postado em 07/11/2015 15:50 / atualizado em 07/11/2015 15:59

Reforma da Praça da Assembleia agradou os frequentadores, especialmente as crianças(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Reforma da Praça da Assembleia agradou os frequentadores, especialmente as crianças (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Na capital, as praças vêm retomando seu papel de local de lazer preferido pelos moradores, especialmente nos fins de semana. Mais bem cuidadas e bastante frequentadas, elas oferecem inúmeros atrativos, tanto para as crianças quanto para os adultos. Uma que vem sendo bastante procurada, entregue há cerca de um mês à população depois de passar por um longo período de reformas, é a Praça Carlos Chagas, também conhecida como Praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A revitalização, financiada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, agradou os frequentadores, que lotaram a praça no último feriado.

Bastante animadas, as crianças se divertiram em meio aos inúmeros brinquedos que foram instalados no local. Antes abandonada, a praça voltou a se colorir e ganhar vida com a gritaria e os risos infantis e até dos adultos, que elogiam a volta do ponto de encontro das famílias. Isabela, de 2 anos, passeava feliz acompanhada da mãe, a funcionária pública Luciana Mourão, que disse que o diferencial na praça é a parte infantil, “que tem muita diversidade. É mais uma opção de lazer na cidade e está muito bem cuidada. Tomara que continue desse jeito”, disse.

O local ainda é um convite para um bom piquenique, já que há enormes sombras sobre o gramado, proporcionadas pelas frondosas árvores. E ainda conta com pisos emborrachados, adequados para a meninada. Os parquinhos têm também área para bicicleta.

Rafael, de 8 anos, disse que já foi à praça e aproveitou pra valer. O brinquedo de que mais gostou foi o dos balanços e também do espaço para andar de bicicleta. “Minha mãe levou minha bicicleta e andei até. Encontrei vários amiguinhos e a gente brincou juntos. Gosto muito de ir à pracinha.”

 

Projeto Alegria na Praça Floriano Peixoto é uma das várias manifestações no local(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Projeto Alegria na Praça Floriano Peixoto é uma das várias manifestações no local (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)


ESPERA VALEU A PENA A revitalização da Praça Carlos Chagas começou em julho do ano passado e deveria ter sido entregue em fevereiro deste ano, mas acabou sofrendo atraso, sendo reaberta em agosto. A principal mudança foi o fechamento de uma rua de acesso a um estacionamento que funcionava no interior da praça, integrando todo o espaço com o hall das bandeiras, já na área da sede do Legislativo estadual. Com a ampliação do espaço, o projeto manteve a originalidade do paisagismo de Burle Marx, das calçadas portuguesas e do coreto. Equipamentos de ginástica foram instalados, novos playgrounds foram construídos e bancos espalhados para descanso, além de mesas de xadrez e damas.

OUTRAS A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, fica no Bairro das Mangabeiras, próxima à base da Serra do Curral. É famosa por reunir turistas, vendedores ambulantes e moradores da cidade. No Bairro Santa Efigência, a Praça Floriano Peixoto, também conhecida como Praça do Quartel, é um ótimo lugar para levar as crianças, pois tem playground e equipamentos para exercícios físicos. O local é o preferido dos praticantes de slacklane. A praça tem intensa programação cultural, com shows e eventos esportivos. Entre as várias praças de BH, ainda tem a Duque de Caxias, no Santa Tereza, também palco de shows e brincadeiras animadas e bastante arborizada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)